Quais são os diferentes nomes para um TCB?

 

A expansão global da TCB Ltd suscitou questões em torno dosTCBs are developing global market expansion diferentes nomes para um TCB.

Há muitos nomes associados a um Parafuso de Controlo de Tensão. Pode estar familiarizado com termos como TCB / HRC / S10T / Parafuso de Torção / Parafuso de Cisalhamento de Torque.

Um TCB pode ser claramente distinguido pela sua característica cabeça de cúpula/copo e estria encontrada na extremidade do parafuso. No entanto, dependendo da tradição de engenharia, da localização geográfica e da norma associada, o termo exato utilizado para identificar este sistema de aparafusamento pode variar.

Inevitavelmente, nomes diferentes para o mesmo sistema de aparafusamento podem causar confusão, por isso, para esclarecer, desembalámos alguns dos diferentes nomes e as suas origens:

Torshear Bolt / Torque Shear Bolt – estes termos são geralmente intercambiáveis e têm origem no Extremo Oriente e especificamente no Japão, onde os TCBs encontraram popularidade. Como região sísmica, a proliferação de parafusos de Torshear tem sido impulsionada pela grande importância do controlo de qualidade no desempenho das ligações aparafusadas pré-carregadas.

Twist-Off Bolt – este termo é largamente popular na América do Norte (EUA especificamente) onde a prática de engenharia está muito alinhada com este sistema de aparafusamento calibrado. O território utiliza amplamente o sistema imperial com diâmetros especificados em polegadas. O termo é uma representação literal de uma das características únicas de um TCB – cisalhamento de torção da estria quando a tensão correcta é induzida.

S10T – este é um termo histórico ainda hoje utilizado, mas tem origem numa antiga norma japonesa de referência aos TCBs, a primeira norma da UE a incorporar um sistema de aparafusamento HRC/TCB foi a EN14399-10:2009, que desde então foi substituída pela última versão de 2018 da mesma norma. Antes de 2009, o termo S10T era geralmente utilizado na Europa para fazer referência a um TCB.

HRC – este acrónimo de três letras significa “High Resistance Calibrated”, que é a classificação oficial do sistema de aparafusamento para um TCB de acordo com as Normas Europeias – EN14399-10:2018 e EN1090-2:2018. Por vezes referidas como ‘System HRC’, estas três letras são gravadas na cabeça dos nossos TCBs para facilitar a sua identificação.

Fora da Europa, existem diferentes normas estruturais de aço, dependendo da região, nomeadamente – normas japonesas (JIS II 09), australianas (AS 1252) e americanas (ASTM A490/ F3125M).

Os nossos conjuntos de aparafusamentos Greenkote classe 10.9/10 de acordo com a EN 14399-10 cumprem e/ou excedem as propriedades mecânicas exigidas por estas outras normas. Isto permite-nos fornecer TCBs a nível mundial.