Revelada a Taxa de Corrosão Greenkote num Ambiente C5

O local de ensaio localizado na costa ocidental da Suécia
O local de ensaio localizado na costa ocidental da Suécia

A TCB Ltd tem o prazer de partilhar os resultados de um teste independente de parafusos e painéis de teste Greenkote expostos durante um período de 24 meses num ambiente C5.

A proteção contra a corrosão é um elemento crítico de um conjunto de parafusos pré-carregados. Todos os TCBs da Tension Control Bolts Ltd são fornecidos com um inovador e ecológico Thermo Chemical Surface Modification chamado Greenkote® que oferece uma protecção avançada contra a corrosão, bem como vantagens significativas de instalação.

A TCB Ltd tem historicamente realizado testes de pulverização de sal neutro (ASTM B117) para avaliar a eficácia do Greenkote. Isto produziu resultados positivos com 3000 horas de verificação da resistência à névoa salina. Este teste de corrosão acelerada fornece uma indicação da protecção proporcionada por um sistema de revestimento; no entanto, é inerentemente limitado por não ser um reflexo exato das condições do mundo real.

Portanto, a TCB Ltd encomendou um teste independente pelo Instituto de Investigação da Suécia (RISE) para testar a taxa de corrosão dos parafusos e painéis de teste Greenkote sujeitos à exposição atmosférica num ambiente C5 durante um período de 24 meses.

A norma internacional (BS EN ISO 12944-2:2017) classifica um ambiente C5 como “zonas industriais com elevada humidade e atmosfera agressiva e zonas costeiras com elevada salinidade”.

Os espécimes de teste Greenkote foram expostos na costa de uma ilha sueca (foto) e monitorizados durante 2 anos. Os resultados foram impressionantes com o relatório abrangente concluindo que “…os 24 meses de exposição mostraram uma perda de massa / corrosão do revestimento de Greenkote de aproximadamente 0,2μm/ano”.

A espessura nominal do Greenkote é aproximadamente 35μm (microns), o que significa que isto representa uma protecção significativa contra a corrosão para os TCBs Greenkote, mesmo num ambiente C5 altamente corrosivo.